Integrando o conjunto de ações que visam o fortalecimento e progressão contínua do movimento de qualificação da oferta da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Camaçari, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta segunda-feira (25/11), uma Roda de Conversa com a pedagoga e especialista em Educação com foco nas Infâncias, Regina Shudo. O encontro, com o tema “Avaliação Institucional da Educação Infantil: vamos esperançar!?”, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), tendo como público-alvo a equipe técnica da Diretoria Pedagógica da pasta.
A secretária de Educação, Neurilene Martins, reafirmou a importância da continuidade do aprimoramento do atendimento ofertado aos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas nas creches e pré-escolas do município. “Para além da construção de novas creches com estrutura adequada para acolher e cuidar das crianças de Camaçari, bem como da concepção de material didático e documentos que norteiam as rotinas pedagógicas com um olhar específico para as infâncias, é preciso seguir nesse processo formativo dos profissionais da Educação Infantil, garantindo abordagens efetivas que potencializem as aprendizagens e o desenvolvimento integral dos nossos alunos, desde muito pequenos”, destacou.
Convidada a partilhar experiências com a equipe técnico-pedagógica da rede de Camaçari, a pedagoga Regina Shudo destacou a importância desse movimento de qualificação, que no município perpassa diversas ações disruptivas entrelaçadas à estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil (SPEEI). “Parabéns por tudo o que vocês estão realizando, pelo tanto que avançaram e cresceram com a estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil. Vou falar do que Camaçari faz pela educação, pelas infâncias, por este mundão afora”, afirmou.
No escopo das explanações, figuraram temas de grande relevância, a exemplo das recentes atualizações das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, após aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Neste contexto, Camaçari antecipou diversas reflexões e ações, no que diz respeito à promoção da qualidade e da equidade do ensino, vinculadas a tópicos que, com a atualização do documento nacional, não são mais discricionários.
A técnica de acompanhamento da Educação Infantil da Seduc, Inaraci Mascarenhas, descreveu o encontro como inspirador, pelas reflexões propostas e transmissão de informações que terão desdobramentos práticos nas creches e pré-escolas do município. “Esse é um momento muito agregador e inspirador, com discussões que se desdobrarão em ações que alcançarão toda a rede. Dialogar sobre o SPEEI é discutir os direitos na infância. Seguiremos monitorando e garantindo os direitos das crianças de Camaçari”.
Coordenadora pedagógica da Alfa Company, parceira técnica no processo de estruturação do SPEEI, Margarida Rosa também participou da roda de conversa e reconheceu a importância da iniciativa. “Hoje é um dia muito especial para todos nós aqui, que fazemos educação para a infância, quando refletimos juntos, sob a condução da professora Regina Shudo, sobre esse direito de ser criança e sobre essa educação para a felicidade, pautado na qualidade e na equidade. É mais um grande passo que Camaçari avança, promovendo essa reflexão com os profissionais da rede”, descreveu.
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